Menu

domingo, 13 de setembro de 2015

TOP 5 - os sítios arqueológicos que mais me encantaram

Sempre que visito uma zona arqueológica pelo mundo, lembro-me do meu inocente desejo de infância de ser um arqueólogo. Desejo, muito provavelmente, inspirado por um dos meu heróis preferidos naquela época: Indiana Jones. Como uma típica criança sonhadora, eu imaginava a profissão como uma grande aventura repleta de impressionantes descobertas de segredos enterrados pelo tempo. Não estranhamente, as matérias escolares que estudavam as civilizações antigas, como as romana, grega e egípcia, me fascinavam bastante. E lembro-me bem da minha frustração quando soube que não estudaríamos as civilizações Inca e Maia por não haver tempo.

Portanto, não é de se estranhar que, atualmente, eu me sinta tão atraído por conhecer sítios arqueológicos ao redor do mundo. Para mim, sempre uma parte fascinante dentro de um roteiro de viagem.Talvez, não por mero acaso, eu já tenha escolhido viajar pela Grécia, pela Itália e pelo Peru (e o Egito continua sendo um destino fundamental a ser cumprido no futuro).

Aqui, listo as 5 zonas arqueológicas que mais me chamaram a atenção, seja pela beleza arquitetônica associada a esplendorosa paisagem em volta (ao que parece, nossos antepassados sabiam bem escolher a vista que teriam da janela), seja pelo mistério que ainda as envolve. Reforço que a lista abaixo não se encontra em ordem de preferência.

1. Delfos / Grécia - considerado um dos principais sítios arqueológicos da Grécia, Delfos fica a cerca de 200 Km da capital Atenas, sendo facilmente alcançado de ônibus, numa viagem que dura cerca de 3 horas. E se você estiver na capital grega, recomendo fortemente que selecione um dia para visitar esse magnífico lugar. Localizado na encosta do Monte Parnaso, Delfos (considerada o centro do mundo pela mitologia grega) constituía uma das mais importantes cidades da Grécia Antiga, uma vez que aqui se localizava o famoso Oráculo de Delfos, fonte das inúmeras profecias que, de tão importantes para os gregos antigos, serviam como base para a tomada de decisões que influenciavam, inclusive, táticas de guerra.

O famoso oráculo localizava-se no templo dedicado ao deus Apolo. Conta a mitologia que a serpente Píton protegia o lugar que, antes, era dedicado a deusa Gaia. Apolo derrotara a serpente, passando, então, o templo a ser adorado em seu nome. Sacerdotisas (as Pitonisas) respiravam vapores vindos de rachaduras do solo e, uma vez sob seu efeito, entravam em transe e proferiam, então, suas inúmeras previsões (acredita-se que estes vapores eram oriundos do encontro das placas tectônicas da Europa e da África que se chocam exatamente neste local). Tão importante era o Oráculo de Delfos, que a cidade recebia inúmeras oferendas vindas de todos os lugares da Grécia, o que acabou tornando esta, não apenas o centro espiritual da civilização, como uma das cidades mais ricas da época.

Para conhecer a zona arqueológica, é preciso ir subindo ao longo da encosta do monte onde ela se encontra. À medida que se percorre suas inúmeras ruínas, a paisagem do vale de Delfos vai ficando cada vez mais bonita. No alto, encontramos o antigo estádio, onde se realizavam os antigos jogos Píticos, e o anfiteatro. Após conhecer as ruínas, é possível também visitar um dos mais importantes museus gregos: o Museu Arqueológico de Delfos, que contém os inúmeros artefatos encontrados no sítio arqueológico.

Delfos

Tesouro de Atenas (um dos locais onde eram depositadas as oferendas em agradecimento às profecias do Oráculo)

Museu de Delfos



2. Éfeso / Turquia - considerada uma das mais importantes cidades da antiguidade, a cidade turca de Éfeso sofreu influência celta, egípcia, grega e, posteriormente, tornou-se parte do Império Romano, chegando a ser uma cidade fundamental para a disseminação do cristianismo (nela ocorreram dois importantes concílios da Igreja Católica). Chegando a ser a segunda maior cidade do mundo antigo, por lá passaram inúmeras figuras histórias, como Cleópatra, Alexandre, o Grande, São Paulo e a Virgem Maria (próximo de Éfeso, inclusive, é possível visitar a casa na qual, acredita-se, Maria viveu os últimos dias da sua vida).

Éfeso foi a sede de uma das sete maravilhas do mundo antigo: o Templo de Ártemis (Diana para os romanos). Aqui também, havia um dos maiores teatros da antiguidade, possível de ser visto até hoje. Para quem visita o lugar, também é possível se impressionar com a fachada da antiga Biblioteca de Celso, uma das maiores da antiguidade. Não a toa, Éfeso é considerada um dos berços da filosofia.

Éfeso pode ser acessada a partir da cidade de Selçuq (basta pegar um avião até Izmir e, daqui, seguir para Selçuq) ou a partir da cidade portuária de Kusadasi, às margens do Mediterrâneo (opção para quem estiver indo de navio).



Fachada da Biblioteca de  Celso

Casa onde teria vivido a Virgem Maria


3. Coliseu / Itália - não por acaso escolhido como uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Coliseu de Roma corresponde a um dos pontos altos em um passeio pela capital italiana. Com capacidade para cerca de 50 mil pessoas, o anfiteatro, que demorou cerca de 10 anos para ser construído, era palco do que os antigos romanos consideravam diversão: execuções, caça de animais e batalha entre gladiadores. Uma espécie de política "pão e circo" idealizada pelo imperador Vespesiano.

Uma imponente obra arquitetônica para a época (construído no primeiro século d.C.), o Coliseu impressiona pela engenhosidade dos construtores romanos. Infelizmente, no entanto, muito da sua construção inicial foi perdida seja por terremotos e incêndios seja pelo saque (incluindo aqui o realizado pela Igreja Católica que retirou parte do mármore que ornamentava o anfiteatro para servir de material para a construção da cidade do Vaticano e de inúmeras igrejas). Os saques ocorreram durante a Idade Média, quando o anfiteatro não mais era utilizado para "espetáculos", tendo sido, inclusive, utilizado, como pedreira e oficina.

Bem próximo ao Coliseu encontra-se o Fórum Romano, de onde se tem uma bela vista do anfiteatro. Para a visitação, recomendo que o ingresso seja comprado online, considerando as enormes filas que podem se formar no local. Afinal, o Coliseu de Roma corresponde ao principal ponto turístico da cidade.






4. Teotihuacan / México - localizado a cerca de 50 Km da Cidade do México, considero este sítio arqueológico visita obrigatória para quem está visitando a capital mexicana. Embora tenha sido habitada pela civilização Asteca, esta apenas aproveitou a cidade já abandonada, não se sabendo, até hoje, qual povo realmente construiu o lugar. Envolta de mistérios, chama a atenção as suas duas principais construções: as Pirâmides do Sol e da Lua. Ambas podem ser subidas até o topo e, segundo a lenda, a primeira forneceria energia ao visitante, enquanto a segunda a sugaria. Escrevi um post específico falando sobre esta zona arqueológica.

Pirâmide do Sol


5. Machu Picchu - um dos meus lugares preferidos no mundo, esta joia arquitetônica da civilização Inca, localiza-se próxima à cidade de Aguas Calientes no Peru, sendo o ponto alto de uma viagem pelo Vale Sagrado Inca. Apresentando inúmeras ruínas da cidade antiga que abrigava os incas no alto da montanha, ainda é possível se apaixonar pela belíssima natureza ao seu redor. Escrevi um post específico sobre a minha experiência no lugar e outro explicando o passo a passo para se visitar esta que é, de forma justa, uma das sete maravilhas do mundo.

Machu Picchu

OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário