Menu

sábado, 25 de julho de 2015

TOP 5 - meus museus preferidos

Para meu segundo post do TOP 5, escolhi listar os meus museus preferidos ao redor do mundo. Obviamente, determinar os melhores museus é algo extremamente subjetivo. Conheço pessoas, por exemplo, que amaram o Louvre, em Paris, e outras que não curtiram tanto. Portanto, a sua lista pode ser completamente diferente da minha, o que não desqualifica nenhuma das duas. Mas vamos lá. Abaixo, meus 5 museus preferidos (a ordem abaixo é aleatória e não significa ordem de preferência):

1. Museu do Ar e do Espaço / Washington, D.C.- EUA : durante a minha infância, eu tinha um certo fascínio em relação a tudo que era relacionado ao universo, como planetas, galáxias e viagens espaciais. Talvez, por isso,tenha gostado tanto deste museu localizado na capital americana. A possibilidade de ver naves especiais por dentro, tirar foto com a famosa Apollo 11 e ver de perto uma pedra lunar me deixou bastante empolgado e trouxe, no mesmo instante, este museu para a lista dos meus preferidos.

O museu pode ser dividido em duas grandes áreas, uma dedicada a aviões de diferentes períodos (exposição que não chamou muito a minha atenção, confesso) e outra dedicada às viagens espaciais. Há também diversas salas contendo explicações audiovisuais sobre as características do universo e, especialmente para as crianças, um setor interativo em que podemos aprender, através de experimentos, como funciona a física aerodinâmica (quase uma feira de ciências). Há também um grande telão que fica transmitindo o lançamento da nave que levou o homem à lua. E uma parte de um foguete, em tamanho real, onde você pode entrar e entender como é a vida de um astronauta no espaço, desde sua alimentação até a realização de suas necessidades fisiológicas.

No museu, existe uma praça de alimentação que, infelizmente, conta apenas com McDonald´s e uma loja, onde é possível encontrar vários itens relacionados ao ar e ao espaço, incluindo referências a famosas obras de ficção, como Star Wars e Star Trek (ótimo para agradar os nerds!). O Museu do Ar e do Espaço se localiza próximo ao Capitólio e, para encontrá-lo, basta caminhar deste último até o Monumento a Washington (aquele famoso obelisco), pelo lado esquerdo. Nele se encontra o maior acervo de aeronaves e naves espaciais do mundo.

Site oficial: https://airandspace.si.edu/



2. Museu Nacional de Antropologia / Cidade do México - México: não sei se foi a beleza do prédio que acolhe o museu, as extremamente bem feitas representações dos mais diversos aspectos da cultura mexicana ou as relíquias outrora pertencentes a civilizações tão antigas e enigmáticas, como os Astecas. O que importa é que adorei conhecer este belíssimo museu da capital mexicana.

Logo após passar pela bilheteria e recepção, entramos num grande pátio que tem, no seu centro, uma grande cachoeira artificial que cai ao redor de um alto pilar, conhecido como el paraguas (guarda-chuva em português). De cada lado do pátio, erguem-se dois prédios de dois andares, ambos divididos em diferentes setores, como aqueles contendo relíquias de diferentes civilizações antigas, como  Maias,  Astecas e a misteriosa civilização de Teotihuacan. Os dois prédios se comunicam ao fundo do pátio, local onde se encontra uma das salas mais visitadas do museu: a Asteca e que contém a famosa Pedra do Sol.

Por incrível que pareça, um museu com uma arquitetura tão moderna e bonita e com uma acervo tão rico apresentava um reduzido número de visitantes. Era uma sexta-feira e não sei se, durante o fim de semana, há mais pessoas visitando o museu, mas, de qualquer forma, fiquei espantando em encontrar tão poucas pessoas no mais importante museu da capital mexicana.

Para encontrar o museu, basta ir até o Bosque de Chapultepec, no ponto em que a avenida Paseo de la Reforma cruza o parque. Na recepção, além da bilheteria, tem-se uma loja de lembrancinhas, com produtos bem acima da média de preço considerando outras lojas da cidade.

Site oficial: http://www.mna.inah.gob.mx/index.html



3. Museu Metropolitano de Arte / New York - EUA: localizado bem ao lado do Central Park, o museu, carinhosamente, conhecido como MET tem uma riquíssima coleção de arte e de artefatos históricos pertencentes a diversas civilizações ao longo do tempo e ao redor do globo. E, embora, já tenha visitado outros museus no mesmo estilo, como o Louvre, este foi o meu preferido.

O prédio que abriga o museu é enorme e, facilmente, você se perde entre suas inúmeras salas. Portanto, pegar um mapa na recepção é fundamental. E se você não tem um dia inteiro para visitá-lo, aconselho escolher antecipadamente, os setores que mais te interessam. Entre as várias exposições, é possível apreciar relíquias pertencentes a civilizações antigas, como Egito e Grécia, percorrer corredores repletos de obras de arte assinadas por diferentes e famosos artistas europeus, além de ter contato com a cultura oriental.

O teto do MET, é uma atração à parte. Coberto por um gramado artificial, o teto recebe inúmeros visitantes que, ali, tem a oportunidade de enxergar uma belíssima visão panorâmica da cidade de New York, incluindo uma parte significante do Central Park, cujo verde chega a margear o prédio do museu.

Encontrar o museu em plena cidade de New York não é difícil, uma vez que ele se localiza numa das mais famosas e badaladas ruas da cidade: a Quinta Avenida.

Site oficial: http://www.metmuseum.org/



4. Museu da Acrópole / Atenas - Grécia: uma verdadeira viagem pela história da Grécia, com seus famosos mitos e reconhecida qualidade artística, é o que este fascinante museu oferece aos seus visitantes. Localizado aos pés da famosa Acrópole de Atenas, o museu corresponde a um programa imperdível para quem está visitando este importante marco histórico e turístico da capital grega. Primeiro, você se encanta com o poder mítico da Acrópole. Depois você desce até o museu e se encanta com as inúmeras relíquias, muitas delas encontradas durante as escavações realizadas exatamente naquele local. Aliás, o museu conta com um chão de vidro que permite a visualização de escavações, abaixo do solo, contendo construções antigas e que foram encontradas exatamente durante a construção do próprio museu. Fascinante.

Entre as diferentes exposições, pode-se encontrar diversas estátuas e artefatos que pertenceram aos diferentes prédios antigos presentes na Acrópole, como o Partenon e o Templo de Atena Nike, incluindo as famosas cariátides, esculturas de forma feminina que serviam como colunas de sustentação de templos gregos antigos.

No museu há ainda um restaurante com vista panorâmica para a Acrópole.

Site oficial: http://www.theacropolismuseum.gr/



5. Instituto Ricardo Brennand / Recife - Brasil - considerado um verdadeiro oásis na capital pernambucana, este museu conta  com uma enorme e inusitada coleção do seu dono e construtor: armas dos mais diferentes tipos, das mais distintas épocas, dos mais diversos países. Apresenta ainda um espaço dedicado à exposição de quadros e artefatos relacionados ao período em que a região foi colonizada pela Holanda. Um ambiente extremamente agradável e que me fascinou nas diversas vezes em que o visitei.

Muitas vezes conhecido como Castelo de Brennand, o instituto conta com duas construções principais que lembram castelos europeus. Em uma delas, fica a exposição referente ao período colonial (Brasil Holandês), enquanto na outra é possível apreciar os diferentes tipos de armas expostas. Toda a área externa é igualmente fascinante, constituindo uma área verde que não costuma fazer parte do cenário de Recife.

Ainda no instituto, é possível visitar uma sala contendo inúmeros bonecos de cera em tamanho real que representam o julgamento de Fouquet, nobre francês do século XVII.

Site oficial: http://www.institutoricardobrennand.org.br/index2.html 



Um comentário:

  1. Gabriela Rodrigues Cardoso28 de março de 2018 às 11:24

    Amei os museus de Washington DC e esse do Ar e Espaço foi meu favorito na cidade também. Queria muito ter conhecido o MET em NYC mas fiquei poucos dias na cidade e não conheci, agora fiquei na vontade...
    O Museu da Acrópole também é um dos meus favoritos, muitas obras super legais, interessantes e aquele piso de vidro??? Achei incrível.

    ResponderExcluir