Menu

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Primeiro dia em Hong Kong: conhecendo os mercados de rua

Após nosso agradável passeio pelo Templo Chi Lin Nunnery, nosso primeiro dia em Hong Kong continuou com a visita a dois famosos mercados da cidade: o Flower e o Ladies Market. Aliás, se tem algo comum em Hong Kong são os mercados. Não havia, claro, tempo para visitar todos, de modo que escolhi estes dois baseado no roteiro traçado e nos horários de funcionamento.

Vale salientar que os mercados fecham nos primeiros dias do ano novo chinês. Portanto, só tínhamos os dois primeiros dias da viagem para encontrá-los abertos. Até programei visitar também o Temple Market, que funciona apenas à noite (das 18h à meia-noite), mas devido uma intercorrência gastrointestinal (não devido à comida chinesa, mas a um sanduíche do McDonalds), tivemos que retornar cedo para o hotel, não sendo possível visitar o mercado.




Chegamos ao Flower Market utilizando o metrô (linha vermelha - Tsuen Wan Line) e descendo na estação Prince Edward (note como os nomes em chinês e em inglês se misturam pela antiga colônia inglesa). Esta era a mesma linha que pegamos para chegar e deixar o Templo Chi Lin Nunnery, o que facilitou nosso deslocamento. Lembre de sair pela saída B2 da estação para andar menos até o mercado.

Flower Market


E o que dizer sobre o Flower Market? O óbvio: muitas flores!! Um grande amontoado de bancas e lojas vendendo flores. E naquele dia, devido às comemoração da passagem de ano, o mercado estava lotado (na verdade, a partir de agora, tudo na cidade estaria lotado!!). Havia também muitas laranjeiras sendo vendidas. Pelo que percebemos, este é mais um produto decorativo comum da época de ano novo.



Muitas laranjeiras decorativas


Claramente, para nós, não havia muito interesse naquele mercado. Não iríamos comprar nenhum flor e nossa visita foi rápida, servindo mais como curiosidade. Portanto, partimos de lá para o Ladies Market a pé mesmo. O mercado localiza-se na Tung Shoi Street e percorre boa parte da extensão da rua. É bem movimentado e, sinceramente, nada daquilo que esperávamos.

Embora o nome indique ser um mercado voltado para mulheres, lá você encontra de tudo: brinquedos, tênis, bolsas, roupas e souvenirs. Disso já sabíamos. A questão é que a qualidade dos produtos é muito, muito ruim. Não encontramos nada de futuro. E até um simples imã de geladeira tinha uma qualidade péssima. Sem falar nos preços absurdos. Não sei se era por causa do feriado, mas cobrar o corresponde a 20 reais em um imã fuleira não rola.

Ladies Market




E o mais importante: é tudo falsificado mesmo. Nada ali é original. Mas não tem quem não perceba isso, porque a qualidade da falsificação é terrível. Embora os valores cobrados sejam altíssimos.

E por falar em preços, outra informação importante: nesses mercados e em muitas lojas, não apenas em Hong Kong, mas no restante do país também, não existe preço fixo. Você pergunta quanto custa e o vendedor diz o preço que vem à cabeça. Aí você diz que está caro e ele baixa o preço. Agora basta ameaçar ir embora e ele te perguntará "How much?", querendo que você fale quanto pagaria pelo produto. É uma negociação sem fim. Portanto, nunca pague o primeiro valor dado e aprenda a negociar. Na China, é assim!!

Mas estávamos tão decepcionados com aquele mercado, que não levamos nada dali. Sinceramente, não vi graça no Ladies Market, mas não tive a chance de conferir outros mercados, como o Temple Market que, pelo que li, vende de tudo também.

Um mercado que queria visitar, mas não tive oportunidade, foi o Jade Market, especializado na venda de pedras e minerais do país. Para quem tiver curiosidade, tem também o Goldfish Market, que vende peixinhos para aquário em sacos plástico com água, além de mercados de alimentos, medicina alternativa, produtos de antiguidade, entre outros. Aliás, acho que em Hong Kong você encontra qualquer coisa para comprar. Neste link tem uma lista dos mercados de rua da cidade.

Inclusive, no quesito compras, Hong Kong não irá decepcionar os mais consumistas. Todas as grandes lojas das grandes marcas estão lá. O cuidado é saber encontrar a loja original. Afinal, você pode se deparar com dezenas de lojas de marcas falsificadas. Em uma rua, por exemplo, contamos 5 lojas da Adidas, uma ao lado da outra e todas, claramente, falsificadas.

A região de Tsim Sha Tsui, em Kowloon, no entanto, nos pareceu aquela com o maior número de lojas originais. Os chineses, inclusive, parecem não economizar na hora de entrar nessas lojas. Filas se formavam do lado de fora. E lojas das mais famosas marcas do mundo eram encontradas em cada esquina.

Portanto, se você tem dinheiro para gastar e não abre mão do momento consumista na hora da viagem, basta saber diferenciar os produtos originais dos falsificados e saber pechinchar (e muito!) para fazer a festa em Hong Kong.

Confesso que este não costuma ser o nosso objetivo nas viagens que fazemos e, em Hong Kong, comprar não era o nosso foco, nem mesmo nos  mercados de rua, onde nada nos atraiu. No entanto, se você vai à cidade, recomendo escolher 2 ou 3 dos mais famosos mercados para conhecer. No mínimo, você conhecerá algo novo, nem que seja pela curiosidade. E, se tiver sorte, pode até encontrar algo que te agrade. Mas não se esqueça de barganhar...

Do Ladies Market (decepcionados), pegamos o metrô em direção a Tsim Sha Tsui, com o objetivo de conhecer a Avenida das Estrelas e atravessar a baía rumo à ilha de Hong Kong e terminar o dia no The Peak, umas das mais fantásticas atrações da cidade. Continuo no próximo post...


PARA SE PLANEJAR:

1. Flower Market

Horário de funcionamento: diariamente, das 7 às 19h 
Entrada: gratuita
Como chegar: de metrô (linha vermelha - Tsuen Wan Line -  até a Estação Prince Edward - saída B2)

2. Ladies Market

Horário de funcionamento: diariamente, das 12 às 23:30h 
Entrada: gratuita
Como chegar: de metrô (linha vermelha - Tsuen Wan Line -  até a Estação Mong Kok - saída D3)

3. Jade Market

Horário de funcionamento: diariamente, das 9 às 16h 
Entrada: gratuita
Como chegar: de metrô (linha vermelha - Tsuen Wan Line -  até a Estação Yau Ma Tei - saída C)

4. Temple Market

Horário de funcionamento: diariamente, das 18 às 0h 
Entrada: gratuita
Como chegar: de metrô (linha vermelha - Tsuen Wan Line -  até a Estação Jordan - saída A)



OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário