Menu

segunda-feira, 21 de março de 2016

Vale à pena visitar a China durante o Ano Novo Chinês?

Quando escolhemos a data em que viajaríamos para a China (durante o carnaval de 2016), não tínhamos a menor ideia de que este período coincidiria com as comemorações do Ano Novo Chinês. Na verdade, pouca coisa sabíamos sobre este evento e, a princípio, acreditamos que esta havia sido uma feliz coincidência, uma vez que teríamos a chance de conhecer uma festa tão tradicional do povo chinês. Mas estávamos completamente errados. Visitar a China durante este período não vale à pena de forma alguma e abaixo explicaremos o porquê.



Mas antes, vamos entender um pouco do que se trata e como funciona o Ano Novo Chinês.

Entenda o Ano Novo Chinês


O calendário ocidental, da forma como o conhecemos, não é o calendário oficial da China, que se utiliza do calendário lunar, baseado nas fases da lua, e que, portanto, tem o primeiro dia do ano sempre numa data diferente. De forma geral, no entanto, esse primeiro dia costuma cair entre os meses de janeiro e fevereiro.

Também diferente do que acontece no Ocidente, a comemoração do ano novo na China não se limita apenas ao dia da virada de ano mas dura cerca de 15 dias, período no qual muitos chineses aproveitam o feriado prolongado para visitar suas famílias e passear pelo próprio país. Aliás, para os chineses, o Ano Novo é uma época de se estar com a família, com quem costumam se reunir para confraternizar e trocar presentes (algo semelhante ao nosso Natal).

Se você recordar que estamos falando da maior população mundial se deslocando para visitar parentes ou viajar em família, não é difícil deduzir que é, nesta época do ano e neste país, que ocorre a maior migração humana do planeta.

Trens, ônibus e aviões extras são adicionados ao contingente habitual. A procura por passagens é alto. Os preços sobem e as vagas são rapidamente preenchidas. As atrações turísticas do país são invadidas pelos próprios chineses. As filas para elas (ou que eles entendem por fila) se tornam ainda maiores. São bilhões de chineses percorrendo o país.

As ruas, casas e prédios ganham uma decoração especial, em geral, baseadas no vermelho, cor considerada pelo povo chinês como atrativa de sorte e prosperidade. Lanternas vermelhas se multiplicam com o objetivo de afastar os maus espíritos.


Típicas lanternas chinesas

Além das lanternas, também era comum ver uma espécie de árvores enfeitadas, tanto nas ruas como dentro dos prédios. Algo bem similar às nossas Árvores de Natal





Algumas festividades de rua se dividem ao longo do período de festa. Podem haver paradas em um dia e queima de fogos em outro (esta queima não ocorre necessariamente no dia da virada). É comum também encontrar, aleatoriamente, grupos de pessoas fantasiadas de dragões chineses típicos.

Os típicos dragões chineses

No primeiro dia do ano novo, quase tudo costuma fechar, incluindo lojas, padarias, restaurantes e até algumas linhas de transporte público. As atrações turísticas, entretanto, costumam permanecer abertas.

E o mais interessante sobre o Ano Novo Chinês é que cada ano é dedicado a um dos animais que compõem, juntos, os doze signos do horóscopo chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco, nesta ordem. 

E durante as comemorações do Ano Novo Chinês, referências ao animal correspondente estará por todo lugar, decorando ruas e edifícios. Visitamos a China neste ano de 2016, o ano do macaco, e artigos de decoração simbolizando o animal estavam presentes desde a nossa chegada no aeroporto, assim como nas ruas, no nosso hotel e nas atrações que visitamos.

O ano do macaco. Coincidentemente, o meu signo no horóscopo chinês.






Por que visitar a China durante o Ano Novo Chinês não vale à pena?


Ao ler a descrição acima sobre esta importante data para os chineses pode até parecer interessante estar lá durante este período. Mas acredite: não vale à pena!! 

Tenha em mente, principalmente, que durante este período está ocorrendo a maior migração humana do planeta e, portanto, tudo estará extremamente lotado. Ruas, atrações turísticas, aeroportos, estações de trem. Tudo!! As filas serão maiores, o tempo perdido em cada atração será mais longo (podendo chegar a mais de duas horas de espera dependendo da atração), a chance de se conseguir vaga em um determinado meio de transporte será menor, o empurra-empurra e o risco de você cair sobre a bagagem dos outros será maior (sim! Aconteceu conosco!!).

Enfim, uma multidão estará presente em qualquer lugar que você for. E, acredite, isso pode se tornar bem estressante!!

Para terem ideia: as ruas de Macau, por exemplo, estavam intransitáveis, de modo que os guardas de trânsito da cidade estavam regulando o trânsito dos pedestres e não dos carros. A fila para pegar o bondinho até o Grande Buda, em Hong Kong, tinha cerca de 3 horas de espera quando, de lá, saímos (nossa sorte foi que chegamos bem cedo à atração e com o ingresso já agendado online). O trecho de trem que pegaríamos entre Shenzen (cidade vizinha a Hong Kong) e Guilin se esgotou assim que a compra foi liberada, nos abrigando a fazer uma volta infindável, incluindo uma outra cidade ao trajeto, aumentando nossa perda de tempo e o nosso gasto com transporte (além de nos propiciar o maior estresse da viagem, como contarei posteriormente).

Pelas ruas da China. Foto tirada em Macau


Além disso, todos os hábitos dos chineses que, inevitavelmente, nos incomodará durante uma visita ao país, como não respeitar filas, nos empurrar, comer de boca aberta, arrotar, cuspir no chão o tempo todo e eliminar alguns odores não muito agradáveis, se multiplicarão aos nossos olhos, ouvidos e olfato. Talvez, ou melhor, certamente, visitar a China nessa época contribuiu para que nós tenhamos voltado do país com uma impressão não muito boa do seu povo. Uma pena!!

Para completar, tudo, em Hong Kong, estava extremamente caro (exceto a água, felizmente). Eu já havia lido, na internet, que a cidade era cara, mas me preparei para isso e fiz os cálculos de quanto dinheiro levar baseado em muita pesquisa. Mas o dinheiro não foi suficiente. E só posso atribuir os valores exorbitantes (maiores do que a minha pesquisa mostrara) ao fato de se tratar do feriado do Ano Novo Chinês. Nunca estive em uma cidade onde se hospedar e comer tenha sido tão caro!!

Mas aí você pode estar pensando: "Ah!! Mas pelo menos você viu a festa do Ano Novo Chinês! Deve ser uma linda comemoração, não é mesmo?"

Não!! Não é!! A festa também não vale à pena!! Tudo, pelo menos aos nossos olhos, era muito brega. A parada, por exemplo, que ocorreu numa das principais ruas de Hong Kong, na véspera no primeiro dia do ano, era algo completamente sem sentido. Uma imitação barata do nosso desfile de carnaval, acompanhado de atrações que não faziam o menor sentido. Uma hora passava algumas pessoas em pernas de pau fantasiadas de uma espécie de ave. Depois, uns palhaços sem graça, seguidos por uns meninos brincando com ioiô. Aí passava um boneco da Hello Kitty (impressionante como eles amam esta personagem) e, do nada, um cara fantasiado de Darth Vader com um exército de Stormtroopers atrás. Tudo sem nexo. Tudo aleatório.

O que me pareceu é que eles tentam incluir inúmeras referências ocidentais a uma festa que não precisava de nada disso.

Talvez o melhor das festividades, nós tenhamos perdido. A queima de fogos na baía de Hong Kong que ocorreu no dia seguinte (afinal, foi o dia que viajamos de Hong Kong para Guilin). Acredito que deva ser algo bonito. Até porque estávamos no país que inventou os fogos de artifício. Mas, infelizmente, não podemos conferir para dar a nossa opinião.

E o que houve de positivo? As lanternas típicas vermelhas decorando inúmeras ruas. Mas, sinceramente, não sei se, em outras épocas do ano, elas permanecem por lá ou se é um hábito apenas restrito ao Ano Novo Chinês. Fora isso, nenhuma outra vantagem...

Mas, se mesmo após tudo que escrevi, você insistir em conhecer o Ano Novo Chinês (ou, devido às circunstâncias, não tiver como fugir deste período), listo abaixo algumas dicas para ajudá-lo a reduzir ou, pelo menos, amenizar seu inevitável estresse.

Dicas práticas para quem vai visitar a China durante o Ano Novo Chinês


1. Se pretende passar por Hong Kong, leve mais dinheiro do que sua pesquisa prévia levou você a acreditar que seria o suficiente. Nas outras cidades chinesas que visitei, não enfrentei o mesmo problema e, inclusive, sobrou dinheiro.

2. Na véspera do primeiro dia do ano, vá a um mercado e compre comida. Afinal, dificilmente você encontrará algum lugar aberto no outro dia para tomar café-da-manhã. E, considerando que, provavelmente, seu hotel não dará direito a esta refeição (a não ser que você tenha dinheiro sobrando para gastar), a chance de você ficar sem comida pela manhã será alta.

3. Programe-se para chegar às principais atrações da cidade que esteja visitando bem cedo. E, se houver a opção de comprar o ingresso online, não pense duas vezes. Desta forma, você diminuirá e muito seu tempo de espera.

4. Se for a Macau, compre o ticket do barco pela internet e escolha um horário cedo da manhã. Deixamos para comprar na hora e não havia mais ticket disponível no horário que escolhemos (a não ser aqueles mega inflacionados por cambistas, que, ao que nos pareceu, eram, acreditem, os próprios funcionários da companhia de barco).

5. Se pretende fazer algum trecho de avião, pesquise e compre com muita antecedência. Os lugares se esgotam rapidamente e os preços (já altos) aumentam quando a data se aproxima.

6. Se pretende comprar algum trecho de trem, contacte uma agência de viagens online (da própria China). Não é possível fazer a compra de passagens de trem pela internet. E, se você deixar para comprar pessoalmente, acredite, não haverá mais lugar disponível. A única solução é utilizar os serviços de alguma agência. Ela comprará as passagens e deixará no seu hotel. A que utilizei e que funcionou muito bem foi a Travel China Guide.

Seguindo estas dicas, você evitará um pouco da dor de cabeça, mas esteja preparado para surpresas desagradáveis que, infelizmente, o Ano Novo Chinês pode trazer aos turistas que escolhem esta época do ano para visitar o país.


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio






Um comentário:

  1. Nossa, fiz a mesma coisa que vocês, comprei sem saber sobre o ano novo chinês. Estava super animada por ver o ano novo chinês, apesar de já ter lido sobre a questão da super lotação, agora? Nem tanto. Vou ler todos os posts, começando dos mais antigos.

    ResponderExcluir