Menu

sábado, 9 de janeiro de 2016

Moeda local, transporte público e roteiro turístico em Cracóvia

Está pretendendo conhecer Cracóvia, na Polônia? Abaixo darei algumas dicas gerais sobre a cidade para ajudar aqueles que estão pensando em visitar a segunda maior cidade polonesa.


01. Qual a moeda local em Cracóvia?

A moeda da Polônia é o zlot e tinha, na época em que viajamos para lá, uma cotação bem semelhante ao real, o que facilitava bastante as conversões. E, pelo que percebi, ao contrário da República Tcheca, não é muito comum aceitarem euro na cidade como forma de pagamento. Portanto, aconselho que realize o câmbio pela moeda local na sua chegada em Cracóvia. Mesmo que você chegue de trem ou de ônibus, a Estação Central (Cracovia Glowny), que engloba tanto o terminal de ônibus como o de trem, possui casa de câmbio.

Como vantagem, a Polônia é um país barato e você logo perceberá que estará gastando menos do que em outros países europeus.

02. Existe metrô em Cracóvia?

Infelizmente não. No entanto, você não irá precisar tanto de transporte público, desde que você se hospede próximo ao centro histórico da cidade. É possível percorrer, praticamente, todas as estações a pé, mas se, ao final do dia, você estiver cansado e quiser pegar algum transporte público, a cidade conta com um sistema amplo de tram. São 27 linhas que funcionam das 5 horas da manhã até a meia-noite. Em cada estação, é informado os números das linhas que ali param, assim como há anexado uma lista das próximas estações a partir dali. Portanto, se pretende, em algum momento, utilizar alguma linha de tram da cidade, sugiro anotar antes o nome das estações mais próximas dos locais de interesse, como o seu hotel, a praça central e o castelo. A atração mais longe da região turística central e para a qual você pode precisar de um tram é o museu localizado na antiga Fábrica de Schindler.

Uma forma de obter informações sobre as estações e os números de tram da cidade, é acessando o site oficial do transporte público de Cracóvia, no qual é possível visualizar um mapa da rede de trams. Aconselho, inclusive, levar consigo este mapa impresso ou arquivado no seu celular.

O ticket do tram é comprado em uma máquina dentro do veículo, devendo ser validado logo após sua emissão em um aparelho próprio para isso, localizado ao lado da máquina de compra. Certifique-se de ter moedas para comprar o ticket, pois a máquina não aceita cédulas ou cartão.

03. Quais as principais atrações turísticas de Cracóvia?

As principais atrações turísticas de Cracóvia têm a vantagem de estarem concentradas em uma área restrita, o centro histórico da cidade, o que permite o fácil acesso às mesmas, simplesmente, caminhando. O coração do centro histórico é a sua praça central, conhecida como Rynek Glówny ou Praça do Mercado, onde se localizam: a igreja de Santa Maria, com suas duas torres completamente diferentes uma da outra; o Sukiennice, um belíssimo prédio, onde funciona um mercado de lojinhas de souvenir e alguns cafés e restaurantes, situado exatamente no meio da praça; uma torre histórica, a Town Hall Tower; o Eros Bendato, uma escultura situada ao lado da torre; e a igreja de São Adalberto.



Sukiennice no centro da Praça do Mercado

Igrejas de Santa maria e São Adalberto na Praça do Mercado


Ao redor da Praça do Mercado, é possível visitar: o Barbakan e o Portão de Florian, resquícios históricos da antiga muralha que protegia a cidade; a Universidade Jaguelônica, uma das mais antigas da Europa; e, às margens, do rio Vístula, o Castelo de Cracóvia ou Castelo Real de Wawel, onde se localiza a Catedral da cidade. Na área entre o monte que abriga o castelo e as margens do rio Vístula, encontra-se a estátua de um dragão que cospe fogo a cada 5 minutos e a entrada da Gruta do Dragão, em referência à lenda do Dragão de Wawel, que conto neste outro post.

Portão de Florian


Ligando o Portão de Florian à Praça do Mercado, tem-se uma das ruas mais charmosas da cidade: a Florianska, uma rua só de pedestres, com inúmeras lojas, cafés e restaurantes, além de agências de viagem. No caminho, entre a Praça do Mercado e o Castelo de Wewel (já bem próximo a este) é possível passar pela casa onde viveu o Papa João Paulo II, localizada na rua Kanonicza.



Nos mapas acima, estão indicados os principais pontos turísticos do centro histórico de Cracóvia. Note que o mesmo é, praticamente, todo rodeado por um parque verde.







Dragão de Wawel, aos pés do Castelo de Cracóvia

No Castelo de Cracóvia


Andando pelo centro histórico de Cracóvia e visitando as atrações acima citadas, você se sentirá em mais uma antiga cidade da Europa, que guarda muita história e onde se pode acessar inúmeras recordações da era medieval. Um passeio agradável e, ao mesmo tempo, adornado pelas lendas que fazem parte da identidade polonesa.

Mas existem outras duas áreas de cidade que contam uma outra história; a tragédia vivenciada durante a Segunda Guerra Mundial. Como uma cidade invadida logo no início da ocupação nazista, Cracóvia ainda carrega cicatrizes desse período que assombrou os poloneses, em especial, aqueles que eram judeus. O bairro denominado Kazimierz, antigo local de moradia da comunidade judia, é uma destas áreas. 

Mas é do outro lado do rio Vístula que as cicatrizes são mais profundas. Ali, você pode andar pelo antigo Gueto Judeu, para onde os judeus de Cracóvia foram expulsos e onde os mesmos tiveram sua liberdade roubada. Entre os locais para se conhecer nessa área, tem-se: a Praça Bohaterów Getta, de onde os judeus eram enviados para os campos de concentração; uma pequena parte do muro que cercava o gueto ainda de pé; e um museu dedicado a contar a história da ocupação nazista na cidade, localizado na antiga Fábrica de Schindler.

Praça Bohaterów Getta no antigo Gueto de Cracóvia. Cada cadeira simboliza milhares de judeus que foram enviados, a partir desta praça, para os campos de concentração


No mapa acima, estão indicados o bairro Kazimierz e a antiga Fábrica de Schindler. Note que o Kazimierz está localizado ao sul e bem próximo do Castelo de Cracóvia.

Foto de alguns dos judeus salvos por Schindler, na fachada de sua antiga fábrica, hoje, um museu


Nos meses mais frios do ano, algumas atrações costumam estar fechadas, como a subida à Town Hall Tower e a visita à Gruta do Dragão.

Localizado bem próximo ao centro histórico (ao norte do mesmo), está a Krakow Glówny que engloba tanto o terminal de ônibus quanto a estação ferroviária da cidade. Estas duas características do terminal facilitam bastante a vida do turista que chega ou parte da cidade de ônibus e/ou trem.

O mapa mostra a localização do complexo que engloba os terminais de ônibus e trem na cidade de Cracóvia, próximo ao centro histórico da cidade


04. Qual seria um roteiro lógico durante um passeio por Cracóvia?

Como deve ter dado para perceber analisando os mapas acima, as atrações de Cracóvia estão dispostas em uma sequência mais ou menos linear no sentido norte-sul, o que ajuda bastante no planejamento de um roteiro turístico pela cidade.

Sugiro, portanto, o seguinte roteiro, que foi seguido por nós e que deu bastante certo:

1. Comece o passeio pelo Barbakan e pelo Portão de Florian

2. Atravesse o Portão de Florian e siga pela rua Florianska, caindo direto na Praça do Mercado

3. Na Praça do Mercado, visite suas principais atrações e aproveite para entrar em alguns dos vários cafés situados ao redor da praça

4. Siga para o Castelo de Cracóvia, passando pela rua onde morou o Papa João Paulo II (se for do seu interesse, passe, antes, pela Universidade Jaguelônica)

5. Após conhecer o castelo e a estátua do dragão na margem do rio Vístula, siga para o bairro Kazimierz. Aproveite para almoçar por aqui.

6. Atravesse a ponte por cima do rio Vístula e caminhe em direção ao Gueto Judeu (caso esteja muito cansado, você pode pegar algum tram que pare na Praça Bohaterów Getta) 

7. Termine o passeio visitando o museu da Fábrica de Schindler.

8. Retorne de tram para a Praça do Mercado. Você pode pegá-lo na Praça Bohaterów Getta.

9. Termine o dia jantando na Praça do Mercado e aproveitando um pouco da sua movimentação noturna. 

Trajeto que fiz pela cidade seguindo o nosso roteiro turístico em Cracóvia


Em um post futuro, detalharei o nosso passeio por Cracóvia, especificando melhor cada atração e contando como foi a nossa experiência e a nossa impressão em cada local.


OBS:

1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário