Menu

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dicas gerais sobre Nova York: deslocamentos, musicais e o New York City Pass

01. Como se localizar em Nova York (NY):

A princípio, é preciso saber que a cidade de NY é, administrativamente, dividida em 5 distritos, a saber: Brooklyn, Queens, Bronx, Staten Island e Manhattan. Este último corresponde ao principal distrito para o turista, uma vez que é onde você, provavelmente, ficará hospedado e onde se concentram a grande maioria das atrações da cidade. É onde estão as principais lojas e onde ocorrem os espetáculos noturnos. 

A ilha de Manhattan é circundada por dois rios: o Hudson River, a oeste, e o East River, a leste. Em grande parte de sua extensão, as ruas são quase que metodicamente organizadas, formando quadras e quarteirões que auxiliam bastante na localização de um determinado endereço. As vias mais extensas que cortam a ilha verticalmente são chamadas de "Avenue", enquanto as vias transversais são chamadas de "Street". As streets são numeradas de 1 a 220 no sentido sul - norte. A 1st Street está localizada logo ao norte da Houston Street que, por sua vez, delimita o extremo sul da ilha, cujas ruas voltam a ser especificadas por nomes e não mais por números.

Manhattan / Observe o East River a leste e o Hudson River a oeste e a organização do distrito em diversas quadras a partir da intersecção das ruas e avenidas

O sistema numerado de ruas e avenidas permite uma fácil localização no mapa. Um determinado local que você procura pode estar, por exemplo, na 23th Street entre a 6th e a 7th Avenue. Já um outro local pode estar na esquina da 32th Street com a 3rd Avenue. Além disso, a ilha de Manhattan é dividida em 3 partes: Downtown (parte sul da ilha, abaixo da 14th Street), Midtown (entre as 14th e 59th Streets. Esta última rua corresponde ao limite sul do Central Park) e Uptown (área norte do distrito, onde se concentram os setores mais residenciais de Manhattan, acima da 59th Street). A 5th Avenue, por sua vez, divide a ilha em setores leste e oeste, além de ser o limite leste do Central Park. 

Em Downtown é onde se localizam Wall Street e o Memorial a 11/09. Em Uptown encontra-se o Central Park. E em Midtown está a Times Square, O Empire State e o Rockfeller Center. Já cortando diagonalmente o organizado sistema de ruas perpendiculares, e cruzando as 3 partes de Manhattan, uma avenida se destaca: a Broadway Avenue, em torno da qual, na região de Midtown, se concentram os famosos teatros da Broadway.

Downtown / no mapa é possível ver as regiões de Wall Street e onde ficava o World Trade Center, além do Battery Park, de onde saem os barcos até a ilha da Estátua da Liberdade, e a Brooklyn Bridge, que liga diretamente Manhattan ao Brooklyn

Midtown / no mapa estão marcados a Times Square, o Rockfeller Center, o Empire State e a sede da ONU em NY

Uptown / percebam,no mapa, a 5th Avenue margeando o lado leste do Central Park, o Metropolitan Museum e o Museu de História Natural. É possível ver também a Broadway Avenue que cruza a ilha no sentido diagonal no lado oeste de Manhattan

02. Como utilizar o metrô de NY

Confesso que não achei o sistema de metrô de NY tão prático como o de outras cidades, como Londres ou Paris, onde sempre encontrava uma estação disponível para me levar de um ponto a outro. Em NY, é possível sim acessar vários pontos de interesse através do metrô (e foi como chegamos na maioria dos lugares), mas nem sempre haverá uma estação próxima a você que o levará até o destino escolhido. E isso ocorre, principalmente, pela pouca possibilidade de baldeações e pouca intersecção entre as diferentes linhas, de modo que, em muitas situações, teremos que andar mais do que gostaríamos para ter acesso à estação desejada. Portanto, se você pretende utilizar o sistema metroviário de NY (e acho difícil você não precisar dele), sugiro que estude bem o mapa antes e trace seu roteiro de acordo com a forma mais prática de se deslocar entre as estações.

Mapa do metrô de NY, com foco na parte turística de Manhattan

A princípio, o mapa acima pode assustar, mas basta estudá-lo com calma, procurar a estação mais próxima da atração onde você quer chegar, checar que linha(s) passa(m) naquela estação e determinar, a partir do ponto onde você se encontra, qual a forma mais prática de pegar esta linha específica no sentido que te levará ao destino planejado. Uma forma prática de descobrir a estação mais próxima da atração pretendida é olhando no google maps®.

Vamos dar um exemplo. Vamos supor que você queira chegar ao Empire State. Verificando no google maps®, você percebe que a estação mais próxima é a 34 Street - Herald Square (veja abaixo):

O quadrado azul com a letra M sinaliza a estação de metrô


Agora, sabendo, para qual estação você deve ir, vamos checar qual ou quais linhas passam por ela:



Repare que 7 linhas diferentes passam pela estação indicada: N, Q, R (linhas amarelas) e B, D, F e M (linhas laranjas). Qual destas pegar, vai depender de onde você se encontra. Vamos supor que você se encontra no Museu de História Natural, que tem a 81st-Museum of Natural History como estação mais próxima (localize-a exatamente na margem oeste do Central Park). Veja que tanto as linhas B como a D (ambas laranjas) passam por esta estação. Pronto!! Você já sabe que pegando, nesta estação, qualquer destas duas linhas, você será levado direto para a estação 34St-Herald Sq, podendo, a partir de uma curta caminhada, chegar ao Empire State.

No entanto, cuidado: lembre-se que cada linha sempre terá dois sentidos e você deve pegar o trem na plataforma exata, cujo trem seguirá para o sentido desejado. No caso do nosso exemplo, você deverá pegar o trem no sentido para downtown, já que deverá seguir de norte para sul. Então basta seguir as placas da estação indicando o sentido downtown (para a linha desejada) que você chegará à plataforma correta.

Mas algumas outras dicas sobre o metrô de NY também são necessárias:

a) Diferente do sistema de metrô de outras cidades, nem toda entrada em uma determinada estação fornece acesso para os dois sentidos da linha a ser usada, devendo ter cuidado para utilizar a entrada de acesso para o sentido correto, já que poderá não haver comunicação entre as plataformas no subterrâneo. Reforçando ainda com o nosso exemplo acima: se você precisa chegar na 34St station, utilizando a linha D, a partir da 81st-Museum of Natural History station, que está ao norte, você terá que  seguir para a plataforma cujo sentido é Downtown (já que o sentido deverá ser norte-sul, ou seja, de uptown para downtown). Para isso, você deverá checar na entrada da estação, na placa que identifica as linhas que, ali, param, a indicação do sentido: se Uptown ou Downtown. Se a placa indicar o sentido sul-norte (Uptown) e, por descuido você entrar e atravessar a catraca, o trem que irá parar na plataforma não será o de sentido norte-sul (Downtown) e você acabará seguindo para a direção oposta à pretendida.

b) Diferentes linhas podem parar na mesma plataforma. Portanto, quando o trem estiver chegando, cheque se aquele é o pertencente à linha desejada, para não correr o risco de pegar o trem errado. No nosso exemplo, 7 linhas diferentes param na estação de destino.

c) Telas digitais costumam informar, por ordem de chegada, quais são os próximos trens (e a qual linhas pertencem) a chegar na plataforma em que você se encontra e qual o tempo restante para a chegada.

d) O metrô de NY funciona 24h, mas o intervalo entre os trens costuma aumentar durante a noite e a madrugada e algumas estações costumam ter seu acesso fechado a partir de determinado horário.

e) Caso você se encontre em uma plataforma em um horário pouco frequentado, recomenda-se que você aguarde o trem na área denominada: Off-Hour Waiting Area, a partir da qual você será vigiado por um funcionário da estação, aumentando, assim, a sua segurança.

f) Você pode comprar o ticket do metrô em máquinas de auto-atendimento de fácil utilização. Você pode comprar um ticket para uma única viagem,que custa U$ 2,75,ou adquirir o metrocard que conta com os planos de 7 dias (no valor de U$ 31,00) ou de 30 dias (no valor de U$ 116,50). Caso você pretenda utilizar bastante o metrô, vale mais a penas adquirir o plano que dá direito a 7 dias de acesso ilimitado. Mas, antes disso, faça as contas baseado na possível quantidade de vezes que você utilizará o metrô durante o período em que permanecer na cidade. No nosso caso, foram 5 dias em NY e o 7-day metrocard valeu mais à pena do que ficar comprando os tickets a cada vez, já que utilizamos bastante o sistema metroviário.

g) Esteja sempre com um mapa do metrô em mãos ou no seu celular.

h) Mais informações sobre o sistema metroviário de NY, incluindo os valores, verifique o site oficial.


03. Como comprar ingressos para os musicais da Broadway 

Para mim, um dos programas mais imperdíveis para quem está visitando NY é ir a pelo menos um musical da Broadway. As peças costumam ser muito bem produzidas, as músicas são belissimamente interpretadas e a experiência não tem como não ser única e inesquecível. No nosso caso, fomos ao musical: Les Miserables. Produção fantástica e que merece ser revista em futuras visitas à cidade. Infelizmente,  não conseguimos assistir a nenhum outro espetáculo. Mas as opções eram várias: O Fantasma da Ópera, O Rei Leão, Mamma Mia, Wicked, Alladin, Once.

Na época em que você for viajar, no entanto, é aconselhável que se cheque quais os espetáculos que estarão em cartaz para que você possa escolher aqueles da sua preferência. Para isso, basta acessar o site oficial.

Para comprar o seu ingresso, há 3 possibilidades:

a) Online, no site oficial: é possível escolher a data e o horário, assim como a localização das poltronas. O voucher deve ser impresso e levado consigo até o teatro no dia do espetáculo.

b) Diretamente na bilheteria do teatro: andando pelo centro de NY, você passará por inúmeros teatros, nos quais as principais peças da Broadway estarão em cartaz. Caso, de última hora, você resolva assistir a algum específico, basta ir direto na bilheteria e comprar seu ingresso para aquele mesmo dia ou para um dia posterior. Mas lembre-se que, neste caso, dependendo do tempo até a hora do espetáculo, você estará sujeito à possibilidade de lotação.

c) Diretamente na bilheteria do TKTS: esta é a opção que pode render uma economia a mais na sua viagem, por vender ingressos a preços promocionais de diferentes musicais, com descontos variados que podem chegar até a metade do preço. Seu bolso agradece!! Foi esta a opção que escolhemos, conseguindo ingressos para Les Miserables por excelentes preços em ótimos lugares da platéia. Mas lembre-se: as filas podem ser grandes, especialmente se você chegar muito tarde, podendo, inclusive já ter esgotado os ingressos para o musical que você queira. Uma tela próxima ao local de compra fica, continuamente, atualizando os valores e a disponibilidade dos ingressos.

As bilheterias do TKTS podem ser encontradas em dois locais: na Times Square, logo abaixo daquela famosa escadaria vermelha localizada no centro da praça; e na esquina entre a Front Street e a John Street, em Downtown, na South Street Seaport (ver no mapa abaixo). Entre as duas, a última é bem menos movimentada, com filas menores. Mas não deixe também para chegar muito tarde. No nosso caso, aproveitamos o fim da travessia pela Brooklin Bridge, pela manhã, para seguir até o TKTS desta última localização, conseguindo comprar nossos ingressos sem muito tumulto. Mais informações no site oficial.

No mapa, é possível ver a localização exata do gichê da TKTS em Downtown


04. O New York City Pass vale à pena?

O New York City Pass é uma espécie de ticket combo que, uma vez adquirido, permite o seu acesso a algumas das principais atrações da cidade, sem necessidade de comprar  o ingresso para cada uma delas separadamente, o que, teoricamente, sairá mais barato. Mas para saber se realmente vale à pena adquiri-lo é preciso saber se você realmente conseguirá visitar todas as atrações inclusas. Mas quais atrações são estas?

a) Empire State Building
b) Museu de História Natural
c) Metropolitan Museum of Art
d) Top of the Rock ou Museu Guggenheim
e) Estátua da Liberdade (e Ellis Island) ou Cruzeiro da Circle Line
f) Memorial & Museu do 11 de setembro ou Museu Intrépido do Mar, Ar & Espaço

Perceba que, se você visitar o Top of the Rock, utilizando o New York City Pass, não poderá mais utilizá-lo caso vá ao Museu Guggenheim, tendo, então, que comprar um ingresso separado. Portanto, se você faz questão de visitar os dois locais, talvez o passe deixe de valer à pena.

Considerando que o New York City Pass custa, atualmente, U$ 114,00 para adultos, você deve, antes de adquiri-lo, somar quanto ficaria cada atração que você quer visitar separadamente para ter certeza que haverá alguma economia. No meu caso, a soma das atrações daria um valor mais alto do que o passe, na ápoca. E, como eu pretendia subir tanto no Top of the Rock quanto no Empire State, assim como gostei da ideia de visitar a ilha da Estátua da Liberdade juntamente com a Ellis Island, acabei decidindo por comprá-lo. Hoje, eu faria diferente e, provavelmente, não teria adquirido o New York City Pass, uma vez que não vi nenhuma vantagem em subir o Empire State (e subiria apenas o Top of the Rock) e não mais faria o passeio até a ilha da Estátua. Mas falarei sobre isso nos posts específicos.

Outra vantagem que se diz ter com a aquisição do passe seria não precisar enfrentar filas, o que, na época de alta temporada, pode economizar bastante tempo. Como visitei a cidade em agosto e já temia as filas, essa possível vantagem me impulsionou a comprar o New York City Pass. Mas, infelizmente, não tivemos o direito a nos livrar nenhuma fila. Muito pelo contrário: nunca enfrentamos uma fila tão grande em uma viagem quanto a que pegamos no Empire State. Não sei bem o motivo disso até hoje. Mas, por mais essa razão, não mais compraria o passe.

Para quem quiser adquiri-lo, há duas opções: comprar antecipadamente no site oficial, levando o voucher e pegando o New York City Pass em qualquer das atrações incluídas; ou deixar para comprar diretamente em uma destas atrações.

Aconselho que o site seja também visitado para conferência do valor na época da sua viagem e para avaliar a lista de outras atrações inclusas no New York City Pass que, embora não faça parte do rol das principais, pode te interessar, dependendo dos seus gostos e pretensões.

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio




Nenhum comentário:

Postar um comentário