Menu

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Visitando o prédio de Friends em Nova York

De 1994 a 2004, a icônica série de comédia, Friends, foi ao ar nos EUA pela emissora americana, NBC. Sucesso até os dias atuais, os seus seis carismáticos protagonistas conquistaram inúmeros fãs ao redor do mundo, sendo, até hoje, aclamada e referenciada.

Ambientada na cidade de Nova York, os seis amigos concentravam-se no apartamento da personagem Mônica, local que serviu de cenário para várias das cenas marcantes da série. Embora filmada em estúdio, uma imagem do prédio, no qual os amigos se encontravam, aparecia em praticamente todos os episódios, tornando-se marca registrada e símbolo da série. Este prédio existe, continua de pé e pode ser visto por qualquer turista que estiver passando por Nova York.






No entanto, é bom estar ciente de que todas as cenas eram filmadas, em estúdio, na cidade de Los Angeles e o prédio, obviamente, não pode ser visitado por dentro. Para os fãs de Ross, Mônica, Rachel, Chandler, Joey e Phoebe, entretanto, visitar o prédio que embalou nossas gargalhadas por mais de 200 episódios acaba sendo um programa irresistível.

O prédio localiza-se na esquina entre a Bedford Street e a Grove Street, na região sudoeste de Manhattan, fora da zona turística principal da ilha. Para chegar até lá, basta pegar o metrô, linhas 1 ou 2, até a estação Sheridan Square. Uma vez saindo da estação, basta caminhar cerca de 3 min. Abaixo, o mapa e o caminho a ser percorrido:


Chegando ao local, é interessante perceber como o prédio tornou-se um sítio comum de visitação entre os fãs da série. Embora não houvesse muitas pessoas, foi possível ver alguns turistas, de distintos países, fotografando em frente ao prédio. Mas não se preocupe: não é um local cheio e é possível tirar uma foto decente do prédio sem inúmeros turistas atrás.

Para quem está pensando em visitar também o Perk Cafe, um cenário clássico de Friends, pode esquecer. O local, na verdade, não existe; era apenas uma criação da série e seu cenário foi construído em Los Angeles e não em Nova York.

Por outro lado, é possível visitar a NBC Store, loja pertencente à emissora que transmitia o seriado e onde é possível comprar alguns itens relacionados à série, como canecas, chaveiros e camisas de diferentes estampas (com referência à famosa música Smelly Cat cantada por Phoebe ou à típica frase de Joey: "How you doin"). A loja é bem fácil de encontrar, pois está no famoso Rockefeller Center, no andar térreo.

Como deu para perceber, sou fã da série!! Considero-a uma das mais engraçadas produzidas nos EUA e acredito que, além do roteiro certeiro, um dos maiores trunfos de Friends tenha sido o entrosamento e grande carisma do elenco. Portanto, se você nunca assistiu, fica aqui a dica. E se já é fã, não esqueça de dar um pulinho no prédio "de Mônica" quando estiver por Nova York.



OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Um comentário: